Está interessada em aplicar óleos naturais no cabelo e realiza o tratamento capilar com óleo? Então está no lugar certo. O artigo oferece informações completas sobre óleos capilares, tratamento capilar com óleo e cuidado capilar. Antes de escolher um óleo… espere.
Leia o artigo e descubra que…
… NEM TODOS OS ÓLEOS SÃO INDICADOS PARA TODOS OS TIPOS DE CABELO
Pode sentir-se dececionada, mas é um facto importante. Os óleos capilares são constituídos por partículas. O seu tamanho deve adequar-se ao estado das nossas cutículas capilares. O critério que descreve a posição das cutículas de cabelo denomina-se POROSIDADE.
A porosidade capilar diz-nos muitos sobre a condição e a aparência do nosso cabelo, assim como da rotina de cuidado capilar que devemos seguir.
Todos os tipos de porosidade têm as suas qualidades.
Existem três níveis de porosidade:
- CABELO COM POROSIDADE BAIXA – espesso e denso, muito pesado, pelo que fica rapidamente oleoso. É difícil de estilizar porque é’s rígido.
- CABELO COM POROSIDADE MÉDIA – fica muitas vezes frisado, é fácil de desidratar e danificar quando submetido aos cuidados impróprios. Por vezes é brilhante, mas pode ficar baço e rebelde com a mudança do champô ou condicionador. Este tipo de cabelo pode ficar embaraçado e cair. As pontas estão normalmente num estado muito pior do que o resto do fio.
- CABELO COM POROSIDADE ELEVADA – este tipo de cabelo está em mau estado. Fraco, quebradiço, sem brilho ou áspero. As pontas estão destruídas. O cabelo tem pouco volume e densidade. Fica rapidamente encharcado em água. É fácil secá-lo ao ar após a lavagem.
Como identificar a porosidade capilar?
A maneira mais fácil de determinar a porosidade capilar é através da observação cuidada do cabelo. A maior parte da população mundial tem cabelo com porosidade média (algures entre os cabelos espessos, pesados, bastante fortes e saudáveis e os danificados, secos e muito porosos).
Como escolher o óleo certo para a sua porosidade capilar?
Pode suspirar de alívio quando lhe dissermos que não é nada complicado. Se souber qual a porosidade do seu cabelo, então metade está feito!
Há certos grupos de óleos que combinam com todas as porosidades:
- O cabelo com porosidade baixa gosta de manteiga de karité, manteiga de babaçu, manteiga de cacau e óleo de coco.
- O cabelo com porosidade média gosta dos óleos e argão, macadâmia, amêndoa doce, sésamo e azeitona.
- O cabelo com porosidade elevada gosta dos óleos de grainha de uva, linhaça, semente preta e milho.